Dúvidas

P

Por que devo contratar um arquiteto ? Qual a importância em uma obra?

R

O que as pessoas geralmente não levam em consideração, em relação aos arquitetos, é o fato de que o trabalho deste tipo de profissional agrega muito mais que a viabilidade técnica da obra e sua adequação a todas as normas e leis do país, estados e municípios. Com o projeto em mãos, o proprietário do imóvel tem uma espécie de "manual" de execução da obra que serve como diretriz para alinhar desde a contratação de empreiteiros e fornecedores, até o andamento do trabalho do mestre de obras e demais. O arquiteto é mais que um profissional técnico, ele busca primeiro compreender o estilo de vida do cliente e demais moradores, suas aspirações, objetivos de vida, para depois planejar o imóvel, de acordo com as necessidades específicas de cada família ou comunidade. Enfim, a contratação de um arquiteto minimiza custos a curto e longo prazo, além de ser a garantia de um imóvel regularizado, construído dentro das normas técnicas e de segurança.

P

Qual o custo do projeto arquitetônico? E dos projetos complementares?

R

O valor de um projeto arquitetônico depende da sua complexidade, das dimensões do programa e urgência do cliente. O valor dos projetos complementares será calculado a partir do projeto arquitetônico, no qual já estarão definidas a metragem e a complexidade da obra. Entre em contato com um arquiteto e solicite um orçamento. O valor é específico para cada projeto.

P

Qual o custo de uma obra?

R

O custo de uma obra varia de acordo com a região e padrão de acabamento a ser utilizado na mesma. Além destes dois fatores, o tempo de construção é importantíssimo no custo final da obra. Quanto mais demorada uma obra, mais cara ela fica. Diversas revistas específicas de arquitetura fornecem, mensalmente, o valor do metro quadrado da construção. Vale a pena uma consulta.

P

Quando é necessária a aprovação de projetos arquitetônicos?

R

Construções novas ou reformas nas áreas urbanas necessitam de aprovação por parte dos órgãos públicos. O arquiteto poderá incluir essas providências em seu trabalho, sendo que os projetos elaborados por ele deverão atender à essas exigências legais.